A FORMAÇÃO DOS ESTADOS NACIONAIS EUROPEUS

Com o fracasso das tentativas de unificação européia empreendidas pela Igreja durante a Idade Média e a instabilidade vivida, os Estados europeus tenderam a se centralizar em torno do rei. Este, aos poucos, assume características de um monarca absolutista, originando os Estados modernos da Europa ocidental. Apenas o Sacro Império Germânico e a Itália não trilharam esse caminho, permanecendo fragmentados.

CARACTERÍSTICAS DOS ESTADOS NACIONAIS

  • Delimitação de fronteiras;
  • Moeda Única;
  • Unificação dos impostos;
  • Formação de um exército permanente e nacional;
  • Concentração de poderes nas mãos dos reis ( Absolutismo Monárquico);
  • Manutenção dos privilégios da nobreza nFormação de um corpo burocrático;
  • Unificação de pesos e medidas;
  • Imposição da justiça real.

O casamento de Fernando de Aragão e Isabel de Castela foi fundamental para a criação do Estado Nacional Espanhol.

Mapa com os limites dos reinos europeus na época da formação dos Estados Nacionais.

62 Comentários

Arquivado em HISTÓRIA GERAL, Idade Moderna

62 Respostas para “A FORMAÇÃO DOS ESTADOS NACIONAIS EUROPEUS

  1. kelly

    Achei bem interessante, e me ajudou bastante na minha pesquisa. Muito obrigada!

  2. aline

    eu acho isso rediculo

  3. Débora

    Achei bom, ajudou bastante na minha pesquisa, ta resumido mas ta bom! não sei pq ela achou RIDÍCULO

  4. Rafa

    Obrigado pela ajuda

  5. nossa gente eu amei dimais …
    mi ajudou bastante na minha atividade
    nao compriento o porque , dessa garota
    nao gostar!!!

    • Que bom poder ajudar… infelizmente não podemos agradar a todos.. principalmente hoje, que as pessoas querem encontrar na net tudo pronto e mastigado para entregar para o professor… dai não dá para agradar mesmo…
      Obrigada pelo carinho e conte sempre conosco!!!
      Abraço

  6. Anônimo

    vlw eu precisava disso msm

  7. Anônimo

    Valu foi demais

  8. Anônimo

    muinto interesante

  9. obrigado por me ajuda gostei

  10. Anônimo

    não gostei desse resumoo

  11. Anônimo

    Gostei bastante, me ajudou muito em um cartaz que estou fazendo.
    Obrigada!

  12. Anônimo

    que legal

  13. Anônimo

    OBRIGADA POR MIM AJUDAR

  14. Anônimo

    isso é demaisss

  15. Anônimo

    muito bom adorei

  16. Anônimo

    oi tudo bom adorei

  17. Anônimo

    amei o conteudo,pois e diso que eu estava precisando no meu trabalho de HISTORIA……………………………………………………………….

  18. Anônimo

    gostei muito mim ajudou mesmoo ! espero que posem mais coisas interesantes !!

  19. Anônimo

    otimo adorei

  20. isack

    gostei muito

  21. Anônimo

    bem eu gostei me ajudou na minha duvida bjinho;obrigada

  22. Giza

    Não atendeu as minhas expectativas, mais para quem deseja apenas um breve comentário é SUFICIENTE.

  23. adorei galera!!!!!!!!!

  24. beatriz

    Poderia estar mais desenvolvido. Mas é suficiente para o que preciso.

  25. milena

    me ajudou bastante

  26. priscila

    Muito obrigada!!!

  27. Maria Victhória

    achei muito bom e me ajudou bastante na minha prova.

  28. uau!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  29. Anônimo

    Me ajudou muito, vlw

  30. Anônimo

    Maravilha vai me ajuda muito no vestibular.

  31. espero que ganho 2,05 por que é o max… bjs

  32. FaanyMazzoni

    Muito bom , meu trabalho vai ficar DEZ!!!

  33. Maria Clara Chagas

    Eu acho que esse tipo de informativo é bem importante porque mostra que ainda há gente nesse mundo preocupado com a educacao , hoje em dia quando se pensa em internet é so para REDES SOCIAS , o que nao acrescenta nada na vida de ninguém , deviam entrar na internet para pesquisar sobre assuntos que sao importantes e educativos , se o mundo é assim hoje , imagina no futuro, vamos nos conscientizar pessoal, o mundo ainda tem muitas portas para se abrir, é so procurar a chave ;)

  34. acho muito legal esse tipo de informação kkk tava precisando

  35. Anônimo

    O que você publicou ficou bom, claro, e de fácil entendimento, poderia ter mais argumentos sim, pra aprofundar mais no conteúdo e fazer as pessoas estarem mais presentes em mudanças como essas (no caso na parte Européia), podia destacar mais alguns países específicos. Mas no geral ta ótimo, e na realidade quem quer fazer uma pesquisa mais aprofundada tem que recorrer a vários lugares. Parabéns!

  36. me ajudou bastante mas ficoumt resumido meu trabalho e no minimo 5 paginas

  37. Não entendo, ô tal de Aline , se achou isso ” REDICULO ” é um problema seu, agora só saiba que ninguém te obrigou a entrar nesse site e comentar nada ! Isso foi uma escolha sua, pelo menos fizeram um site de algo importante ” História ” acredito que todos na vidam já estudaram historia, mas no seu caso tem que estudar mesmo é o Português, que tá de mais !

    • joyce silva

      e verde niguem e obrigado a fazer o ke kem faz isso e prq e besta d +

    • Isabel Sousa

      Na boa, qualquer um tem o direito de errar, qualquer um tambem tem o direito de dar sua opnião, se ela acha REDICULO, o problema é dela, se ela tem que estudar portugues ou não a conciência é delaa!!

  38. gostosa de salvador

    me ajudou muito por que eu n estava achando em lugar nenhum muito experiente

  39. Livia Kelly

    me ajudou bastante

  40. Anônimo

    Eu achei meio bosta mas é legal !!!!

  41. Anônimo

    Parabéns!! Admiro muito que FAZ ALGO BACANA!!!…

  42. lucas

    ela achu ridiculo pq ela e ridicula
    o

  43. Isabel Sousa

    Bem,, estão faltando coisas mais importantes,, não gostei, se eu fosse depender disso aii para estudar e fazer uma prova já vii que eu iria me ferrar.. Foi só uma opnião!!!

Deixe um comentário

