O MASSACRE DE SÃO BARTOLOMEU

A Reforma Protestante fez arder a Europa com marcas profundas deixadas na sociedade. A nova possibilidade de entendimento de religião, a possibilidade de se entender Deus de uma nova forma que não a imposta incessantemente pela Igreja Católica, estremecia as bases que sustentavam um tipo de sociedade. Não é gratuita a imposição de uma religião oficial por um governo, mas se deve à necessidade de controle da população sob a sua tutela, garantindo uma relação harmoniosa entre a religiosidade e a obediência ou docilidade civil de um povo.

Para pensarmos um pouco a respeito de questões religiosas que acabam convertendo-se em problemas políticos ou sociais, tomemos o Massacre de São Bartolomeu como objeto de observação.

Em 1572, quatro incidentes inter-relacionados têm lugar após o casamento real de Marguerite de Valois, irmã do rei da França, com Henrique de Navarra, uma aliança que supostamente deveria acalmar as hostilidades entre protestantes e católicos e fortalecer as aspirações de Henrique ao trono. Em 22 de Agosto, um agente de Catarina de Médici (a mãe do rei da França de então, Carlos IX de França, o qual tinha apenas 22 anos e não detinha verdadeiramente o controle), um católico chamado Maurevert, tentou assassinar o almirante Gaspard de Coligny, líder huguenote de Paris, o que enfureceu os protestantes, apesar de ele ter ficado apenas ferido.

Nas primeiras horas da madrugada de 24 de Agosto, o dia de São Bartolomeu, dezenas de líderes huguenotes foram assassinados em Paris, numa série coordenada de ataques planejados pela família real.

Este foi o sinal inicial para um massacre mais vasto. Começando em 24 de Agosto e durando até Outubro, houve uma onda organizada de assassínios de huguenotes em cidades como Toulouse, Bordéus, Lyon, Bourges, Rouen, e Orléans.

Relatos da quantidade de cadáveres arremessados nos rios afirmam uma visível contaminação, de modo que ninguém comia peixe,pelas condições isalubres do local.

fontes:

Um comentário sobre “O MASSACRE DE SÃO BARTOLOMEU

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s