BIOGRAFIA DE ELIZABETH I E O FIM DA DINASTIA TUDOR

A trajetória da rainha Elizabeth é fantástica e repleta de grandes momentos, que remontam a sua mais tenra infância. Aos três anos perdeu sua mãe, Ana Bolena, que foi decapitada a mando de seu marido, Henrique VIII. Esse abalo, além dos novos casamentos de seu pai, fez com que ela fosse colocada em segundo plano, tratada como uma bastarda, abrindo caminho para que seus meio irmãos, Eduardo, fruto do terceiro casamento do rei com Joana Seymour e Maria, filha do primeiro casamento com Catarina de Aragão, fossem considerados os herdeiros reais do trono inglês.

Elizabeth passou sua infância sob a tutela de importantes figuras nobres da época, recebendo uma excelente formação formal. Aprendeu quatro línguas e acabou se convertendo ao protestantismo.

Reinado de Eduardo VI

Edward VI of England c. 1546.jpg

Eduardo VI, assumiu o trono em 1547, após a morte de Henrique VIII, e reinou a Inglaterra e a Irlanda até sua morte em 1553. Foi coroado aos nove anos, até sua maioridade o poder efetivamente nas mãos de regentes que tomaram importantes medidas, principalmente no sentido de consolidar a religião anglicana. Acabou contraindo turbeculose, ainda jovem, morrendo.

Com a morte de Eduardo VI, uma disputa pela sucessão ao trono reabriu os conflitos religiosos. A protestante fervorosa e sua prima Lady Jane  foi rainha por apenas nove dias; foi substituída por sua meia-irmã, a católica Maria I.

Reinado de Maria I

O reinadao de Maria I foi marcado pela tentativa de reestabelecimento do catolicismo, realizando uma série de perseguições que a levou a receber o apelido de Bloody Mary (Maria, a Sanguinária).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s