A FORMAÇÃO DOS ESTADOS NACIONAIS EUROPEUS

Com o fracasso das tentativas de unificação européia empreendidas pela Igreja durante a Idade Média e a instabilidade vivida, os Estados europeus tenderam a se centralizar em torno do rei. Este, aos poucos, assume características de um monarca absolutista, originando os Estados modernos da Europa ocidental. Apenas o Sacro Império Germânico e a Itália não trilharam esse caminho, permanecendo fragmentados.

CARACTERÍSTICAS DOS ESTADOS NACIONAIS

  • Delimitação de fronteiras;
  • Moeda Única;
  • Unificação dos impostos;
  • Formação de um exército permanente e nacional;
  • Concentração de poderes nas mãos dos reis ( Absolutismo Monárquico);
  • Manutenção dos privilégios da nobreza nFormação de um corpo burocrático;
  • Unificação de pesos e medidas;
  • Imposição da justiça real.
O casamento de Fernando de Aragão e Isabel de Castela foi fundamental para a criação do Estado Nacional Espanhol.
Mapa com os limites dos reinos europeus na época da formação dos Estados Nacionais.

63 comentários sobre “A FORMAÇÃO DOS ESTADOS NACIONAIS EUROPEUS

    1. EU apenas tentei ajudar de uma forma sucinta… mas pelo menos na hora de criticar seria bom utilizar um bom português, senão fica RIDÍCULO demais sua critica!!! rs

      1. A ignorância é audaciosa. Quanto mais ignorante é a pessoa mas apresenta onda de inteligente. Por isso, que ela achou a sintese REDICULA. Rrsrsrsrsrs

    2. meu deus suas criticas são tão boas quanto seu português, e não vejo nenhum problema neste resumo,tudo explicado muito bem,então se não sabe nem escrever não faça comentários no qual você não tem fundamento

      1. e verdade pq o mundo e tão injusto niguem intende as coisas de deus e incricel o que ele faz

    1. Que bom poder ajudar… infelizmente não podemos agradar a todos.. principalmente hoje, que as pessoas querem encontrar na net tudo pronto e mastigado para entregar para o professor… dai não dá para agradar mesmo…
      Obrigada pelo carinho e conte sempre conosco!!!
      Abraço

  1. amei o conteudo,pois e diso que eu estava precisando no meu trabalho de HISTORIA……………………………………………………………….

  2. Eu acho que esse tipo de informativo é bem importante porque mostra que ainda há gente nesse mundo preocupado com a educacao , hoje em dia quando se pensa em internet é so para REDES SOCIAS , o que nao acrescenta nada na vida de ninguém , deviam entrar na internet para pesquisar sobre assuntos que sao importantes e educativos , se o mundo é assim hoje , imagina no futuro, vamos nos conscientizar pessoal, o mundo ainda tem muitas portas para se abrir, é so procurar a chave ;)

  3. O que você publicou ficou bom, claro, e de fácil entendimento, poderia ter mais argumentos sim, pra aprofundar mais no conteúdo e fazer as pessoas estarem mais presentes em mudanças como essas (no caso na parte Européia), podia destacar mais alguns países específicos. Mas no geral ta ótimo, e na realidade quem quer fazer uma pesquisa mais aprofundada tem que recorrer a vários lugares. Parabéns!

  4. Não entendo, ô tal de Aline , se achou isso ” REDICULO ” é um problema seu, agora só saiba que ninguém te obrigou a entrar nesse site e comentar nada ! Isso foi uma escolha sua, pelo menos fizeram um site de algo importante ” História ” acredito que todos na vidam já estudaram historia, mas no seu caso tem que estudar mesmo é o Português, que tá de mais !

    1. Na boa, qualquer um tem o direito de errar, qualquer um tambem tem o direito de dar sua opnião, se ela acha REDICULO, o problema é dela, se ela tem que estudar portugues ou não a conciência é delaa!!

  5. Bem,, estão faltando coisas mais importantes,, não gostei, se eu fosse depender disso aii para estudar e fazer uma prova já vii que eu iria me ferrar.. Foi só uma opnião!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alteração )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alteração )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alteração )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alteração )

Conectando a %s