LENDO A HISTÓRIA: Coisa de Chinês

E aí pessoal da História! Vamo dá um pulinho onde hoje o pau tá quebrando? Eu estou falando da China moçada! É!!! O mercado mais cobiçado do mundo a uns anos atrás virou o maior poder que a terra já viu! Seu exército de bilhões de consumidores está aí pra ninguém botar defeito.

MAPA DA CHINA – A potência oriental que dominou o mundo com pedaços mal-feitos de plástico.

Essa população imensa é resultado de uma política de incentivo ao crescimento populacional implementado pelo governo socialista de Mao Tsé-Tung.

Máo Zédōng, o revolucionário chinês, pai da vertente do marxismo conhecida como Maoismo.

A figura de Mao é um tanto controversa. Para seus conterrâneos de olinho puxado esse foi o líder político responsável por tirar da lama a China praticamente feudal e colocá-la no patamar de superpotência econômica e militar. Entretanto, do lado de cá do globo a galera o acusa por atos terríveis como a Revolução Cultural e o Grande Salto, políticas controversas e autoritárias que colocaram o povo chinês com a barriga roncando, com mortos de fome por toda a imensidão do país.

Sobre a Revolução cultural, podemos ter uma pequena noção se analisarmos um dos ideogramas chineses. Presente em muitos adesivos de carros, colarzinhos vendidos em barraquinhas do nosso Brasil e tatoos de pessoas descoladas, a imagem a seguir é o ideograma que quer dizer amor:

Ideograma chinês que quer dizer amor. Atenção à partícula em destaque.

Esse ideograma era assim antes da “reforma ortográfica” empreendida após a Revolução Cultural de Mao. Essa partícula expressa o SENTIMENTO, e compunha outros ideogramas representantes dos sentimentos humanos. Foi ordenada a extinção dessa partícula como parte do controle ideológico que o governo maoísta pretendia. Olhem só como ficou o ideograma:

Observem que falta nesse desenho a partícula destacada na imagem anterior.

Pois é! Tudo nesse mundo está passível de sofrer mudanças! Muitos dos que estão lendo devem-se lembrar de muito papo a cerca da China a uns quinze ou dez anos atrás. Por algum motivo não se pensa mais sobre eles, mas temos que ter isso muito claro: a China é quem comanda! Vale a pena conhecer um pouco mais sobre os china, afinal eles estão por todos os lados, não é verdade?

Anúncios

Um comentário sobre “LENDO A HISTÓRIA: Coisa de Chinês

  1. Olá,tudo bom?
    Gostaria de saber se vocês tem dicas de filmes relacionados ao Mao Tse e a R.Cultural?
    Obrigada

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s