LENDO A HISTÓRIA: Meiji por Cruise

Salve salve meus queridos! Estamos aqui hoje pra trocar algumas idéias sobre o que foi a Revolução Meiji, ocorrida no Japão no final do século XIX. Só pra dar uma contextualizada, o Japão, juntamente com a Itália e a Alemanha são as três grandes nações que dão fim ao seu processo de unificação no século XIX, cada uma com características específicas, mas, com resultados explosivos.

No nosso caso, seguindo os passos largos do Lendo a História, observaremos um filme. Quem já viu O Último Samurai? É… aquele com o Tom Cruise!? Se você não viu vão aí alguns pedacinhos do nosso querido youtube!

São cenas lindas! Não têm legenda, mas é mais ou menos essa a idéia! O cara é um ex militar americano, acostumada a matar “selvagens”, que, na américa, eram os índios e que agora, no Japão da Era das Luzes (possível nome da Revolução) eram os Samurais. Integrantes da estrutura feudal do poder estavam submetidos aos comandos do Shogun, o senhor das armas e senhor militar do Japão feudal. Existia o Imperador, com limitada atuação política, ficando o senhor militar japonês, o Shogun, com poderes que, no século XIX seria a barreira a ser derrubada.

Pira na cara de emburrado do imperador Meiji, de 19 anos, na época da Revolução.

 

Com a eliminação dos “soldados selvagens” pretendia-se derrubar o poder anteriormente estruturado para que se construísse uma nova máquina  político-burocrática, comandado por poderosos de tradicionais famílias no centro do poder japonês; ou seja, quem teve grana para comprar metralhadoras e montar exércitos pra matar os samurais sinistros na porrada ganhou, sacaram?! Juntamente com essa modernização militar, contando com armamentos e pessoal importado dos EUA, da ING e por aí vai, foram sendo modernizados a produção e transporte japonês. Formavam-se cientistas no exterior e traziam para dentro do Japão as tecnologias européias e americanas.

Resultado: com menos de 50 anos, o Japão passou a uma potência imperialista que disputaria a hegemonia no Oceano Pacífico pau-a-pau com os EUA!

 

Curtiram a onda dos japas? Espero que tenha ficado mais claro esse assunto cabeludo que a gente tenta entender!

Um forte abraço aos amigos leitores e até a próxima!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s