LENDO A HISTÓRIA: As Lagoas de JK

Muito bem meus caros leitores! Que tal darmos uma olhadinha pros anos 50? Vamos mirar a nossa atenção na gestão de um político que marcou história: Juscelino Kubitschek. Por que esse cara?

Juscelino governou com sua cabeça para frente. Tinha os planos perfeitos para modernizar o país e implementou muito do que temos hoje de infra-estrutura e conforto social. As suas obras nas áreas de transporte foram de fundamental importância para desenrolar o desenvolvimento do Brasil, sem mencionar a quantidade de fábricas que foram abertas para dar prosseguimento ao plano de aumentar o consumo interno no país.

Mas tem um tipo de obra que fascinava esse nosso político. Quem mora aqui em Belo Horizonte conhece bem o complexo arquitetônico que acompanha o maior cartão postal da capital mineira: a lagoa da Pampulha. Um lago artificial construído durante a gestão de JK para atender à demanda de mar que existia nessa cidade. A lagoa era utilizada pelos citadinos para esportes náuticos e hoje em dia serve de esgoto para a região ao seu entorno.

Na imagem, temos à esquerda a lagoa da Pampulha, e as fotos à direita são do lago de Orós.

Continuando na sua mania de água, quando presidente empreendeu uma obra no estado do Ceará na cidade de Orós que tinha por objetivo a construção de outro lago. Esse com dimensões infinitamente superiores à sua irmã mineira e construído com objetivo de combater a seca que assola o estado cearence, principalmente em seu interior. Hoje em dia pesca-se tucunarés nessa obra clássica do nosso querido JK.

Anúncios

2 comentários sobre “LENDO A HISTÓRIA: As Lagoas de JK

  1. E o lago Paranoá (não sei como escreve)????
    O que não tinha nosso presidente mandava fazer né?!
    Escutei uma teoria interessante sobre a capital ir para Brásilia…

    Abração aos dois

  2. Ei barbara, sou seu aluno do pré ufmg e nós conversamos hoje na saida da aula, vim aqui te parabenizar pelo blog e dizer que vou assistir ainda hoje o documentário que você me recomendou.
    Veja o kymatica e depois me fale por email o que achou, ok?

    abraço e tudo de bom,

    Ricardo.

    (ricardo0701@hotmail.com)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s