HISTORIATIVANET RESOLVE – UFMG 2009

Selecionamos algumas questões dos últimos vestibulares da UFMG para serem analisadas aqui no Blog. A questão escolhida, hoje, é da prova de 2009, que retrata a transformação política ocorrida com a proclamação da República.~

UFMG 2009- QUESTÃO 04

A partir dessa análise e considerando outros conhecimentos sobre o assunto,

1- IDENTIFIQUE o significado de cada uma das três figuras humanas que aparecem em destaque nessa imagem e ANALISE a mensagem política nela contida.
2- ANALISE o papel dos militares no processo referido nessa imagem.

 

Essa questão trabalha com a habilidade de interpretação de imagem, um grande desafio para a maior parte dos alunos. A conciliação do tema com os elementos representados na imagem representou uma das principais fontes de erro, sendo, portanto, um foco de atenção e pesquisa.

1- A imagem apresenta três importantes imagens na construção da interpretação da proclamação da república. Ao fundo os militares estão sendo simbolizados, através de Marechal Deodoro da Fonseca, por terem sido eles os responsáveis pelo golpe republicano A mulher ao centro idealiza a imagem da república brasileira, o que pode ser comprovada através da presença da bandeira republicana, de inspiração positivista. A monarquia em declínio pode ser observada através do gesto da coroa sendo oferecida, como um símbolo da submissão ao novo sistema político.

2- A Guerra do Paraguai foi muito importante na ascensão e consolidação do exército, assumindo um posicionamento de destaque e influência na vida política do país. Acabaram sendo responsáveis pelas grandes transformações políticas com o declínio da monarquia e implantação da república.

 

PARA SABER MAIS:

Muitos devem ter se perguntado o porquê da república ser representada por uma mulher. Essa é uma pergunta realmente intrigante, cuja resposta encontra-se na Revolução Francesa. A mulher em questão é o símbolo da revolução e recebeu o nome de Marianne. A alusão inicial remete a deusa Greco-romana da Liberdade, mas após o processo revolucionário se converteu no símbolo da república. Sua representação remete à mãe pátria, simultaneamente enérgica, guerreira e maternal. A imagem republicana encontra-se presente nas notas de real.

A extinta nota de R$1,00 para matar a saudade

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s