Lendo a história: especial The Wall – Roger Waters

Salve amigos leitores! Amanhã é um grande dia para nós da equipe Historiativa net! Às 21hs, no Rio de Janeiro, estaremos quase todos prestigiando um dos maiores nomes da música do século XX: Roger Waters! Pra quem não conhece, ele foi integrante da banda Pink Floyd entre os anos 1960 e 1980. O espetáculo gira em torno de um dos álbuns mais conhecidos do planeta, The Wall, que apesar de ser um disco duplo, está entre os mais vendidos de todos os tempos.Apesar de estar tão perto estaremos sem a ilustre presença da professora Bárbara que estará fazendo o que mais gosta… apresentando seu trabalho de pesquisa sobre a história da música brasileira. Para ela nossas energias positivas! E para nós a realização de um sonho!

Em homenagem ao nosso grande ídolo e a essa obra prima da música, que tal estudarmos um pouco de História e leitura de fontes através de uma música?! Escolhi uma música bem curta, que não chega a ter dois minutos, mas que nos leva à catarse absoluta! O nome dela é Goodbye blue sky. A letra (somente tradução) e a música seguem abaixo:

  Adeus céu azul

 Você viu os apavorados?
 Você viu as bombas caindo?
 Você já imaginou
 Por que tivemos que buscar abrigo
 Quando a promessa de um admirável mundo novo
 Desfraldou sobre o céu limpo?
Oooooooo ooo ooooo oooh
 Você viu os apavorados?
 Você viu as bombas caindo?
 As chamas já se foram há muito tempo
 Mas a dor ainda persiste
 Adeus, céu azul
 Adeus, céu azul
 Adeus

Algumas informações importantes: The Wall foi lançado em 1979, e é um álbum conceitual, isto é, suas músicas tratam de temas em comum como abandono e o isolamento do personagem Pink, que seria baseado na vida de Waters. A história de vida do personagem começa com a morte de seu pai durante a Segunda Guerra Mundial, a experiência negativa com o sistema educacional inglês e a superproteção sufocante de sua mãe.

 

Com essas informações e outros conhecimentos, tentem fazer um comentário rápido sobre uma possível interpretação histórica da música, levando em conta o episódio em que ela se refere, e o que significa a promessa lembrada pela letra da música. É um exercício interessante para vocês pois está mais ou menos na pegada do ENEM, que exige dos candidatos uma capacidade de interpretação mais avançada.

Grande abraço e bons sons pra nós todos!!!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s