Futebol e Preconceito

Olá galera, boas novas para os apaixonados por futebol: começou na Ucrânia e na Polônia a eurocopa2012!! Que maravilha, né?! Bom, eu acho. Adoro futiba de qualidade e esse é o segundo maior torneio de seleções de futebol do mundo. Já no inicinho do torneio temos partidas muito disputadas como Alemanha X Portugal; Espanha X Itália; França X Inglaterra, etc. Nas palavras de alguns comentaristas é praticamente uma copa do mundo sem Brasil e Argentina.

logo da Uefa pelo respeito à diversidade

Os mais atentos vão perceber uma pequena novidade em todos os uniformes; a UEFA está fazendo uma campanha contra o racismo e a discriminação, e colocou nas mangas das camisas de todas as seleções a inscrição “Respect” como um sinal contra o preconceito. Legal isso né? Bom, eu acho muito importante vermos os europeus, que outrora conceberam e disseminaram ideias racistas, engajados nesse tipo de campanha. Claro, que isso não apagará da história o que eles já fizeram, mas é preferível vê-los fazer campanhas como essas a assisti-los atirando bananas nos gramados, não é verdade?!

Campanha contra o racismo nos estádios

Mas, a gente não deve ficar apontando só o defeito dos outros. O Racismo no Brasil é crime e, nos gramados tupiniquins, alguns jogadores já tiveram problemas por proferir ofensas racistas aos seus colegas de profissão. Eu lembro, assim de cabeça mesmo, mais de uma vez que jogadores saíram do estádio para as delegacias, responder por ofensas ditas no gramado. Porém, por incrível que pareça, nem sempre se admitiu que negros jogassem partidas oficiais. Tô falando sério! Vocês já ouviram, por exemplo, falar que o Fluminense é o time pó-de-arroz? Vocês sabem como surgiu esse apelido jocoso?

Carlos Alberto jogador do Fluminense

Pois é, nos primórdios desse esporte sensacional, ele era disputado pela elite de  brancos, o que levou o desportista Carlos Alberto, que era mulato, a tentar disfarçar a tonalidade de sua pele. Porém, no decorrer da partida, o atleta inevitavelmente transpirou fazendo com que a maquiagem escorresse pelo seu rosto. As torcidas adversárias logicamente não perdoaram o episódio. E até hoje ele é lembrado, virou um apelido dado aos torcedores do Fluminense, para ofendê-los. O time carioca, no entanto, incorporou o pó-de-arroz à sua imagem.

Torcida do Fluminense fazendo a festa do pó de arroz

Isso inevitavelmente me lembra de outra faceta preconceituosa do futebol, reflexo de nossa sociedade: o machismo extremado nesse esporte revelado em xingamentos como “joga como uma mocinha”, “futebol é esporte de homem” e até mesmo comportamentos homofóbicos. Aliás, a homossexualidade é O TABU no futebol e ofensas ligadas à preferência sexual dos adversários são constantes. Os torcedores do São Paulo são chamados de bambis, os cruzeirenses receberam a alcunha de maria azul, e por aí vai. Isto remonta outros tempos, claro, mas é constantemente reafirmado, tanto por “jornalistas” esportivos, torcedores (incluindo cruzeirenses e são-paulinos), jogadores e até mesmo por programas de humor. E tudo é muito irônico se você pensar que alguns dos ídolos da bola podem muito bem ser gays, e daí né? Por acaso seriam menos craques por isso?

Enfim, pessoal, mais uma vez vemos que os preconceitos de uma sociedade, nesse caso racismo, machismo e homofobia, se manifestam nos esportes, nas artes, em toda a cultura compartilhada por seus membros. E mais do que campanhas para combater a discriminação, é necessário que a gente se policie e mude nossa própria conduta e mentalidade, até porque isso só acaba se todos que compomos essa sociedade não mais aceitarmos comportamentos e piadinhas preconceituosos.

Bom pessoal, vou ficando por aqui, porque hoje já “divagamos” bastante!! Mas foi uma divagação boa. E se vocês puderem ver os jogos da Euro 2012, façam isso por mim.

Reportagens recentes e artigos sobre futebol e racismo:
 
Autor: Leonardo Gallo

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s